São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA SURPREENDEM

Posições unilaterais por parte dos EUA já não são uma novidade no âmbito das Nações Unidas. Ainda assim, o governo do presidente George W. Bush está inovando ao permitir que suas demandas unilaterais impeçam a aprovação de uma medida que Washington apóia.
É o que está acontecendo com a clonagem. A maioria dos países do mundo parece disposta a aprovar um documento que bana a clonagem humana reprodutiva, isto é, que impeça a obtenção de bebês por técnicas de clonagem. Só que os EUA querem incluir na proposta de resolução restrições também à chamada clonagem terapêutica, isto é, à utilização de técnicas de clonagem para obter células em princípio capazes de proporcionar novos tratamentos para uma série de moléstias.
A maioria das associações científicas do mundo e vários governos são favoráveis a esse tipo de pesquisa. Ao lado de Bush estão Espanha, Vaticano, Filipinas e algumas nações ultracatólicas da América Latina. Eles se opõem à destruição de embriões para a obtenção das células-tronco, que têm a capacidade de se converter em todos os tipos de tecido.
É no mínimo inusitado que um país se oponha à aprovação de uma resolução com a qual concorda, como os EUA agora parecem fazer. Especialistas acreditam que, no afã de incluir mais restrições à clonagem, Washington acabe por comprometer ou pelo menos retardar a resolução contra a clonagem reprodutiva.
No caso particular dos EUA, a posição de Bush está longe de refletir um consenso nacional. Ela parece antes ser uma espécie de dívida de campanha que ele paga à direita religiosa. Mesmo entre lideranças do Partido Republicano é grande o número dos que defendem as pesquisas com a clonagem terapêutica. Ainda que o atual governo consiga impedir por algum tempo esse tipo de investigação, a Presidência de Bush não é eterna, e o lobby dos que defendem novos horizontes para a pesquisa médica só tende a crescer.



Texto Anterior: Editoriais: CONTROLE DO FUMO
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Um governo de esquerda possível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.