São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Desculpa esfarrapada

RIO DE JANEIRO - Pode parecer coisa de mau pagador, e certamente o é. Mesmo assim, pretendo me desculpar de um erro involuntário que cometi e que me valeu e-mails de protesto e uma nota do "erramos" na página aqui ao lado.
Deu-se que escrevi na Ilustrada, faz algumas semanas, crônica em que comemorava ao meu modo, e com meu coração tricolor, o primeiro centenário do Fluminense, do qual sou torcedor, "croce e delicia", como na ópera de Verdi.
Disse eu que o Fluminense, tricampeão, em 36, 37 e 38, e bicampeão, em 40 e 41, poderia ter sido o único hexacampeão de futebol do Brasil. Interrompeu a série em 39, por causa da Copa do Mundo de 39, quando seu time foi quase todo convocado para a Taça Jules Rimet daquele ano.
Ledo e ivo engano aqui do cronista! Outros clubes espalhados pelo território nacional também foram seis vezes campeões. Acontece que, naquele tempo, um torcedor do eixo Rio-São Paulo não conhecia nenhum time de outros Estados. Havia então o campeonato nacional entre as seleções estaduais e, invariavelmente, o campeão era o Rio ou São Paulo.
Não se conhecia o Internacional, o Atlético, o Cruzeiro, o Grêmio, o XV de Piracicaba, nem mesmo o Santos, que somente ficou famoso na era de Pelé.
As seleções estaduais revelavam os craques dos times do interior de cada Estado e eram verdadeiras potências. O próprio Fluminense conseguiu a façanha de ser quase seis vezes campeão porque Arnaldo Guinle, patrono do clube, contratou toda a seleção paulista, onde brilhavam Romeu, Batatais, Hércules e outros.
Como podem reparar, a desculpa é esfarrapada, como todas as desculpas. Aqueles que protestaram contra o cronista têm razão. Acontece que nem mesmo eles deverão estar 100% corretos, pois haverá time por aí, em Desengano, Porciúncula ou São José das Três Ilhas, que foi campeão dez, 15 vezes seguidas.



Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Acabou?
Próximo Texto: Boris Fausto: O alcance da onda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.