São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Arrastão

BRASÍLIA - Primeiro, José Serra uniu o PSDB. Agora, tenta unir o PMDB. Depois, por que não o PFL?
Ninguém mais ouve falar em "plano B" para a candidatura tucana. Nem Tasso Jereissati, que pode até surpreender como figura importante da campanha de Serra, nem Aécio Neves, que também fechou. O candidato tucano é Serra e acabou-se.
No PMDB, Itamar Franco, com toda a sua simbologia de ex-presidente, acaba de fechar a porta da sua própria candidatura e de abrir a de diálogo com Serra. Apesar de FHC.
A cúpula (Michel Temer e Geddel Vieira Lima, por exemplo) apóia Serra desde muito tempo. Os "éticos", como o virtual vice Jarbas Vasconcelos, também. Se falta uma parte expressiva do PMDB, pode deixar de faltar rapidamente. Serra abriu canais com Orestes Quércia, adversário histórico dos tucanos, e até com Roberto Requião, o opositor dos opositores do governo FHC.
É possível uma aliança com Serra?
"É difícil. Mas, em cima de programa, sempre é possível conversar", diz Requião. Precisa mais?
O passo seguinte é o PFL, que está em crise. Como velho militante de esquerda, Serra mantém o ranço de que o inimigo nš 1 é "a direita". Mas ele não pode negar o que nem o PT nega: o PFL é o parceiro mais confiável na rotina de negociações no Congresso. Acertou, cumpriu.
Todo mundo sabe que o PFL não sobrevive sem governo. Poucos, porém, sabem o que já é quase uma lenda parlamentar: nenhum governo sobrevive no Brasil sem o PFL.
Depois do PSDB e do PMDB, vão pingar o PPB e, talvez, o PTB. No final, dificilmente Serra vai desprezar o PFL. Ou, pelo menos, o "núcleo duro" do partido: Bornhausen, Marco Maciel, José Jorge, José Agripino Maia. Eles estão profundamente magoados, mas também sem espaço.
Tudo isso posto, soa a voz de FHC ao fundo, como provocação, premonição ou mera praga: há muita gente "condenada" a votar no Serra.


Texto Anterior: Monterrey (México) - Clóvis Rossi: Crime por omissão
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Marcelo Beraba: Suspense no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.