São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Quem?

RIO DE JANEIRO - Reclamam, por e-mail, que o cronista não está suficientemente indignado com a falta de decoro dos senadores ACM e Arruda. Realmente, não estou nem estarei. Minha posição pessoal sobre o caso já foi expressa nesta coluna: renúncia dos dois, voluntária e antes da cassação.
Não compreendo a onda moralizadora de parte da mídia e da população, que não poupou sequer a atitude de Zélia Gattai, que é amiga de ACM e tem o direito de gostar dele.
A onda de moral e de bons costumes está sendo dirigida para alvos errados. Afinal, quem está desgraçando a nossa vida? Os senadores? Uns pelos outros, todos se salvam. ACM e Arruda erraram, porque, em momento de irreflexão, mentiram à nação. Condena-se o pecado, perdoa-se o pecador. É a base que sustenta todas as religiões e códigos morais da condição humana.
Quem mais falta ao decoro, quem mais tem mentido nesses seis anos do governo de FHC? Quem prometeu, duas vezes, em campanha eleitoral, aumentar a oferta de energia e depois declarou que não sabia que a situação era grave? Quem vai condenar todos nós a viver em permanente estado de tensão, sem saber se teremos luz numa emergência de saúde, num acidente? Quem?
A última de FHC foi o desabafo na reunião do seu partido no sábado último. Voltou a dizer que CPI da corrupção é recurso eleitoreiro da oposição. E o Avança Brasil e outros planos mirabolantes que ele divulga quando se vê imprensado pela inércia de sua administração?
E o próprio discurso furibundo que pronunciou, botando a culpa da corrupção e da crise de energia naqueles que chama de detratores?
Não me considero detrator de Sua Excelência. Condeno o grave pecado que ele vem cometendo contra a nação. O pecador não me interessa, pode até ser boa-praça.
Agora, botar a culpa do apagão no Janio de Freitas, no Lula, no Itamar é dose que merece repúdio.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Não acaba nunca
Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Aliados em Viena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.