São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2007

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ELIANE CANTANHÊDE

Voando

BRASÍLIA - Em novembro, Lula desautorizou o Comando da Aeronáutica e mandou os ministros da Defesa e do Trabalho (?!) negociarem com os sargentos que lideravam a operação tartaruga no controle de tráfego aéreo como se sindicalistas fossem. Não são.
Em 30 de março, quando o movimento já era um sucesso e parou os aeroportos de todo o país, Lula impediu que o novo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, desse ordem de prisão aos controladores.
Em vez disso, despachou o ministro do Planejamento para receber uma lista de reivindicações.
Depois, Lula desfez o que tinha feito e mandou o ministro de volta, mais ou menos dizendo que, desculpem o mau jeito, mas houve um equívoco e ninguém quer negociar nada. Ou seja: devolveu o comando ao comandante e deixou os controladores, que são da Aeronáutica, não da Marinha, a ver navios.
Agora, depois do leite derramado, dos brigadeiros batendo cabeça, dos controladores mandando e desmandando, dos aeroportos caóticos, com a imagem do sistema no fundo do poço, Lula dá uma guinada e faz o inverso: diz que está irritado com os controladores e determina que a Aeronáutica desça o pau -com sete meses de atraso.
A situação, obviamente, está muito pior e mais radicalizada do que no início. Os controladores estão fortes e unidos. A Aeronáutica tenta somar um IPM (Inquérito Policial Militar), que é lentíssimo, com prisões administrativas, que podem ser bem rápidas. E os dois lados estão com ódio um do outro. Guerra, afinal, é guerra.
E esta está longe de acabar, porque um problema grave, no meio de tantos, é que há um número muito justo, apertado, de controladores.
Falar em demitir 50 de uma vez soa como balela, porque simplesmente não há como inventar um controlador da noite para o dia. A não ser, claro, que alguém assuma esse risco. E quem vai assumir?


elianec@uol.com.br

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