São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Silêncio

BRASÍLIA - Quando alguém está em apuros, é comum ouvirmos aquele batido adágio: quem não deve não teme. É uma forma de mostrar segurança e tranquilidade, mas que nem sempre reflete a realidade.
É o que parece estar acontecendo com os tucanos diante das denúncias que envolvem duas personagens ligadas ao pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra.
Em público, o tucanato diz que devem ser investigadas todas as acusações contra Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa de campanha de Serra, e contra Gregorio Marin Preciado, contraparente e ex-sócio do senador.
O primeiro é citado em vários casos nebulosos. Como o da cobrança de propina na venda da Vale. O segundo teria sido beneficiado pelo primeiro e teria ganhado uma redução de suas dívidas no Banco do Brasil.
Bom, sob as luzes dos holofotes, o discurso é mesmo de que não há nada a esconder, de que tudo não passa de manobras para prejudicar o candidato José Serra. Pode até ser.
Mas, nos bastidores, está em curso uma operação abafa. Na terça-feira, os governistas agiram rápido e, no último minuto de uma sessão da Câmara, derrubaram os depoimentos de Ricardo Sérgio e de Gregorio Marin na CPI do Banespa.
Se realmente não têm nada a temer, por que então fazer um ataque surpresa e impedir os dois empresários de falar na CPI?
Agora, os governistas ficam desautorizados de reclamar daqueles que lançam suspeitas sobre os dois empresários e sobre as suas relações com o candidato tucano. Afinal, em vez de contribuírem para esclarecer o caso, procuram acobertá-lo.
O que não é de hoje, por sinal. Desde o início das acusações contra Ricardo Sérgio, o Planalto escalou amigos para convencer o ex-caixa de campanha a ficar em silêncio. Com sucesso, até agora.
Por falar em silêncio, o mais enigmático de todos é o de Benjamin Steinbruch, outro citado no caso da propina da Vale. Deve ter lá mil razões para ficar de boca fechada.


Texto Anterior: Roma - Clóvis Rossi: Como ser uma Argentina
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Cinto de castidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.