São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

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FERNANDO RODRIGUES

Ciro, erros e acertos

BRASÍLIA - Ciro Gomes despejou palavrões a granel na Câmara no dia 22 do mês passado. Negava o uso de dinheiro público na compra de passagens aéreas internacionais para sua mãe. Nesta semana, a TAM soltou uma nota na qual assume um erro operacional.
Segundo a companhia aérea, houve uma inversão inadvertida de faturas na hora de emitir as passagens de Ciro Gomes e de sua mãe num mesmo voo para Nova York. O bilhete do deputado aparece como tendo sido pago por ele. O de sua mãe caiu na conta da Câmara. O certo seria o oposto.
O episódio ficou esclarecido, mas revelou-se mais um indesculpável descontrole gerencial quando se manipula dinheiro público.
A TAM demorou um mês até identificar um erro banal. A Câmara não tinha registros para esclarecer o caso. E Ciro Gomes não mantinha documentos acessíveis para debelar o mal entendido.
Antes da publicação do fato, no mês passado, o deputado foi procurado. Preferiu não responder. Se tivesse dito "por favor, espere um dia enquanto eu verifico meus arquivos", a história teria sido outra. Cada deputado federal tem R$ 60 mil por mês para contratar funcionários no gabinete em Brasília. A Câmara emprega cerca de 15 mil servidores. Ninguém foi capaz de apresentar papéis com rapidez para explicar como foi comprada uma única passagem aérea.
Pode-se argumentar que até sistemas gerenciais rígidos são passíveis de falhas. É verdade. Mas na Câmara -e no Senado- esse tipo de deslize é a praxe, não a exceção. Por fim, tomado da indignação dos justos, Ciro soltou aqueles vitupérios todos. Sabe-se agora que ele não fez parte da farra das passagens. Foi vítima de um modelo administrativo caótico. Mas, registre-se, um sistema cuja existência é de responsabilidade direta de Ciro e dos outros 512 deputados.

frodriguesbsb@uol.com.br


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