UOL




São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE LIVRE

A evolução recente das tecnologias de informação e comunicação tem sido marcada por sérios conflitos de interesse. Em geral, trata-se de guerras pela dominação de mercados. E uma das frentes de batalha é o próprio sistema operacional, ou seja, os programas de computador usados para gerenciar máquinas e processos. A adesão de corporações e governos ao sistema Linux, que é livre e gerado coletivamente na internet, criou a mais séria ameaça ao poder de empresas como a Microsoft, cujo software é fechado.
Na semana passada, o tema foi tratado no Congresso. Formou-se uma frente parlamentar de apoio a iniciativas de difusão do uso de software livre. Estima-se que a indústria de softwares movimente cerca de US$ 3,5 bilhões por ano e pague US$ 1,2 bilhão em licenças de uso no país.
Não é só a Microsoft que vê seu modelo de negócios em risco. O software livre é uma opção mais ampla, em favor da liberdade da informação e do direito à comunicação. É um projeto que enfatiza a cooperação, em detrimento da competição.
Para que outros programas, produtos e serviços funcionem e se desenvolvam com softwares livres, é necessária uma forte cultura colaborativa e elevada disposição de buscar novos modelos na economia digital.
O desenvolvimento dessa cultura nas organizações, públicas e privadas, não é trivial nem gratuito. O custo da mudança deve ser rigorosamente monitorado, especialmente quando se trata de supostas economias de verbas públicas que viriam de sua adoção. Pesquisas e auditorias independentes são urgentes.
Não se trata de aderir a um novo "evangelismo" em torno do software livre ou de simplesmente engrossar o coro dos que são "anti-Microsoft".
Somente com a ampliação do debate e a avaliação rigorosa dos modelos de desenvolvimento de software livre, o Brasil poderá aproveitar as oportunidades do novo paradigma.


Texto Anterior: Editoriais: OPÇÃO NECESSÁRIA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Haja paciência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.