São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Plataformas ousadas

RIO DE JANEIRO - Há momentos do dia em que você não está na plena posse de seus sentidos. Ao acordar, por exemplo. Leva alguns minutos para o cérebro chegar a um estado de alerta em níveis aceitáveis. Esta semana, ao ser despertado pelo rádio no horário da propaganda eleitoral gratuita, ouvi um candidato a vereador prometendo que iria lutar pelo combate à ejaculação precoce.
Num primeiro instante, ainda com um déficit de neurônios em ação, achei que era uma plataforma original. De fato, nada mais frustrante para a maioria dos eleitores do que a sensação de urgência e descontrole típica de quem sofre daquele problema. Um vereador que se empenhasse na erradicação dessa disfunção sexual não só estaria cumprindo sua obrigação de homem público, ou seja, trabalhando em prol da comunidade, como servindo de referência para seus pares na política.
Sim, porque, de repente, outro candidato a vereador poderia se empolgar e prometer destinar recursos para a pesquisa da cura definitiva do lumbago. Um colega seu, mais ambicioso, dedicaria seu mandato a tentar deter o deslocamento das placas de gelo que estão se desprendendo do Círculo Ártico. E um terceiro, modesto, se disporia a promover rifas e tômbolas em sua região para financiar a busca do avião do "band-leader" Glenn Miller, desaparecido sobre o canal da Mancha desde a Segunda Guerra.
O rádio continuou falando, e só então me dei conta de que, assim que o dito vereador entrara no ar, eu voltara a dormir e tinha acordado no meio de uma entrevista com um médico sobre ejaculação precoce. Como não me dera conta de que cochilara, acordei achando que era a mesma pessoa no ar.
Errinho à-toa. Por ignorância ou má-fé, nossos candidatos à vereança vivem mesmo prometendo coisas que não são de sua conta.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Brasília, Obama e McCain
Próximo Texto: Gustavo Franco: A humanidade em Pessoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.