São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Política, polícia, civilização

PARIS - A versão para internet desta Folha trazia ontem, sob a vinheta "Brasil", 27 notícias, fora colunas. Vinte e três tratavam de corrupção. Duas também se referiam a assunto policial (o caso do vôo 1907). Sobravam, portanto, duas magras notícias que não tinham relação com corrupção. Tem sido assim faz tempo -meses, talvez anos. Não se faz mais política no Brasil.
Política séria, política com pê maiúsculo. Ou talvez nunca se tenha feito, mas, ao menos, antigamente o pessoal se lambuzava com alguma classe.
Apesar da lambança, algumas autoridades, meia dúzia de baba-ovos sempre prontos a aplaudir o que faz o governo e uma dúzia de apostadores, festejam a perspectiva de que o Brasil seja finalmente elevado ao chamado grau de investimento.
Significará, para os cultores de fetiches, que é mais seguro que nunca investir no cassi... ôps, no Brasil.
Ótimo que seja assim, mas você aí que tem pouco ou nenhum dinheiro para investir no que quer que seja, me responda rapidinho:
1 - É seguro viver no Brasil sem guarda-costas, carro blindado, armas pesadas na mão?
2 - É seguro educar o filho no Brasil, exceto em meia dúzia de escolas privadas de excelência?
3 - É seguro levar o pai, a mãe, o filho ou você próprio a um hospital público?
4 - É seguro viajar ou levar carga por qualquer estrada?
5 - Qual a segurança que você tem de que, em recorrendo à Justiça, seu caso seja resolvido antes de sua morte, mesmo que o processo comece com você ainda jovem?
A lista poderia prosseguir até esgotar o espaço (este e os dos dois companheiros mais abaixo).
São pontos que só podem ser enfrentados fazendo política, goste-se ou não. Como a política virou caso de polícia, pode-se até ganhar grau de investimento, mas a civilização continuará passando ao largo do Brasil.


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: Ceder na USP

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Com quem tu andas?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.