São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais e melhores debates

O CÁLCULO político recomenda que candidatos a cargos majoritários que apareçam muito à frente de seus adversários nas pesquisas eleitorais fiquem longe dos debates. Segundo essa lógica, os favoritos têm mais a perder e, por isso, devem evitar situações em que se exponham demais.
O problema dessa perspectiva é que ela fere o princípio republicano-democrático que pretende oferecer ao eleitor elementos objetivos a partir dos quais ele deve formar sua convicção. Um dos mais valiosos deles são os debates, uma oportunidade em que os candidatos aparecem como são, sem o auxílio de trucagens fotográficas ou a edição de marqueteiros. Num debate o postulante não apenas apresenta suas idéias como também mostra como reage em situações que envolvem algum grau de tensão -informação que pode ser útil ao eleitor.
Entre essas duas lógicas, deveria prevalecer a dos princípios. Não será surpresa, porém, se candidatos bem colocados nas pesquisas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que almeja a reeleição, o governador de Minas, Aécio Neves, que aspira a mais quatro anos no cargo, ou o ex-prefeito de São Paulo José Serra, que pretende governar o Estado, restringirem ao mínimo sua agenda de debates.
A lei não favorece muito a promoção de encontros entre postulantes ao mesmo cargo. Exige que os organizadores dêem tratamento semelhante a todos os candidatos, embora eles não sejam iguais em representatividade. A barreira formal a debates mais francos existe, mas com boa vontade das assessorias das campanhas é possível contorná-la.
Candidatos e assessorias, aliás, são responsáveis pelo tom maçante e avesso ao contraditório dos poucos debates que há. Deveriam, a bem do eleitor, repensar sua estratégia e promover mais e melhores debates.


Texto Anterior: Editoriais: Energia na Amazônia
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: A nova Reforma da Natureza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.