São Paulo, sábado, 24 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Consenso com "sopão"

SÃO PAULO - Os Estados Unidos, ou ao menos um de seus funcionários graduados, redescobrem a pólvora: o Consenso de Washington, o conjunto de receitas ditas neoliberais, fracassou e é preciso repensá-lo.
Refiro-me às declarações de Richard Haas, diretor do escritório de Política e Planejamento do Departamento de Estado, prestes a chegar ao Brasil, pronto para receber propostas para aperfeiçoar o Consenso.
Há um ponto positivo na avaliação de Haas: a disposição de ouvir. O Consenso original foi enfiado goela abaixo nas sociedades por governos ansiosos por render vassalagem ao império. Deu no que deu: a América Latina, principal laboratório do projeto, está em frangalhos.
Mas há também um lado negro, talvez mais revelador: Haas preocupa-se principalmente em estabelecer "redes de proteção social" para acalmar a ira de sociedades levadas ao desespero pela crise.
Convenhamos que políticas compensatórias são apenas um novo e mais sofisticado nome para "esmolas". Não é disso que se precisa.
Se as políticas públicas assumirem de saída que parte da população estará condenada ao "sopão dos pobres", já começarão fracassando.
Do que se trata, em especial na América Latina, é de tentar criar condições para a inclusão mais ampla possível, para o que se necessita, sim, de ação vigorosa do Estado (ponto, aliás, em que coincidem, ao menos retoricamente, todos os quatro candidatos principais à Presidência da República).
É óbvio que o Estado tão cedo não vai voltar (se é que voltará algum dia) a fabricar aço ou a gerir hotéis. Mas, para repetir Fernando Henrique Cardoso em discurso em Montevidéu, "sem a política, os mercados também se tornam irracionais".
Tem mais: chega de olhar para o Norte em busca de "modelitos". Não é preciso, obviamente, reinventar a roda se eles já a inventaram e funciona, mas é preciso, sim, pensar também com a própria cabeça.


Texto Anterior: Editoriais: JUSTIFICATIVA VOLÁTIL

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Mitos sobre Lula e Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.