São Paulo, sábado, 24 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Mitos sobre Lula e Ciro

BRASÍLIA - Tem sido comum ouvir a seguinte observação a respeito do futuro do país no caso da vitória de Lula (PT) ou de Ciro Gomes (PPS): o primeiro levará o país a uma crise institucional pela falta de experiência; o segundo tem o mesmo problema, pois é de um partido pequeno, sem base de apoio no Congresso.
Nenhuma dessas assertivas pode ser dada como verdadeira.
No caso de Lula, é um fato a falta de experiência administrativa na Presidência da República. Mas hoje existem apenas três ex-presidentes vivos (Sarney, Collor e Itamar). Experiência mesmo só esses têm -além de FHC, que está inelegível depois de dois mandatos consecutivos.
É possível que um governo petista tenha problemas nos seus primeiros seis meses. Mas é terrorismo puro achar que os obstáculos iniciais possam levar, necessariamente, o país a uma crise institucional.
No caso de Ciro Gomes, sua filiação a uma sigla nanica é um argumento ruim para pressupor que terá pouco apoio no Congresso.
Para começar, Ciro é filiado ao PPS. Gostemos ou não, o PPS tem como presidente o senador Roberto Freire (PE), que em muito difere de Daniel Tourinho (presidente do PRN, partido de Collor em 89).
Também é notória a avalanche de apoios que a candidatura de Ciro tem recebido do centro e da direita (ele diz já ter garantido, pelo menos, 240 deputados e 30 senadores). Pode-se argumentar que essa gente fará pressão por demandas fisiológicas, mas não que Ciro não disporá de apoio se souber tourear aquilo que for inaceitável.
Essas ponderações são necessárias, porque alguns tucanos tentam empurrar raciocínios estapafúrdios para a mídia (que, em parte, aceita feliz) para desqualificar Lula e Ciro.
Os tucanos deveriam preocupar-se com outra coisa: por que as qualidades de Serra, que existem, parecem impossíveis de serem percebidas pela maioria dos eleitores? Eis aí uma pergunta irrespondível, por razões diversas, que fica para outra ocasião.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Consenso com "sopão"
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O sol também se levanta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.