São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

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VALDO CRUZ

Efeito Orloff

BRASÍLIA - O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é o Bolsa Família de amanhã. Classificado de uma mera peça de marketing hoje, renderá frutos nos próximos anos e se tornará num grande carro-chefe do governo Lula.
Essa análise é feita por integrantes da equipe do presidente petista sobre as críticas desferidas contra o principal programa do governo no segundo mandato.
"Foi assim com o Bolsa Família. Ninguém acreditava nele, só recebíamos pauladas. Depois, quando acordaram [a oposição], o presidente estava reeleito", desabafa um ministro de Lula.
Dentro do governo, não há muita expectativa de que se reverta no curto prazo o que classificam de clima desfavorável na mídia a respeito do PAC. Por dois motivos. Um, por considerarem que há, por parte de alguns, má vontade com qualquer programa do governo.
Dois, por realmente nessa primeira fase o PAC não ter lá muito o que mostrar, já que enfrenta entraves e demora na liberação de recursos. É um período mais de preparativos, de montar os cenários, retirar da frente os obstáculos, para então desfilar na avenida, justificam operadores do programa.
Além disso, ninguém no governo acredita que o PAC será 100% executado. Mas essa foi a expectativa criada desde o início, o que sempre será cobrado a cada balanço.
Bem, como já dito, essa é a avaliação do governo, que poderá ser checada apenas a médio e longo prazos. Aí será possível saber se o PAC conseguiu vencer a letargia da máquina pública petista ou se sucumbiu a ela, dando combustível àqueles que o classificam de ficção.
Se der certo, Lula terá nos dois últimos anos de mandato uma extensa agenda de inaugurações, espalhadas por todo o país. O PAC terá se transformado, então, na grande bandeira eleitoral petista de 2010. Para a felicidade daquele que for ungido candidato pelo presidente.


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