|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
A ÉTICA E OS NÚMEROS
A base do confronto entre defensores da candidatura de
Luiz Inácio Lula da Silva e apoiadores
de Geraldo Alckmin ora se restringe
ao embate entre o tema do desempenho administrativo e o da ética. Petistas enfatizam as cifras que julgam favoráveis no cotejo com a gestão Fernando Henrique Cardoso; tucanos
exploram os desmandos que se abateram sobre o governo Lula.
Esse padrão ficou mais uma vez patente na entrevista concedida a esta
Folha pelos deputados federais Ricardo Berzoini (PT-SP) e Sérgio
Guerra (PSDB-PE). Berzoini preside
o seu partido e está cotado para assumir, na chapa de Lula à reeleição, a
coordenação de campanha, posto
ocupado por Guerra no front tucano.
Como as estratégias de ataque estão decantadas, as de defesa parecem
configuradas. O PT quer diminuir o
efeito eleitoral da série de eventos envolvendo integrantes do partido e/ou
do governo com escândalos de corrupção transferindo ao sistema a responsabilidade pelas faltas. Vai tentar
convencer o eleitor de que todos na
política praticam pecados, afirmando que integrantes do tucanato também cometeram os seus.
Já os tucanos têm dois modos de
rebater a propaganda petista declinando números que tentam mostrar
que o governo Lula tem melhor desempenho que o de FHC. O primeiro
é, como Guerra frisou, dizer que se
trata de contextos internacionais
(um, o de FHC, de sucessivas crises;
outro, o de Lula, de bonança) incomparáveis e enfatizar a performance
ruim da economia sob Lula comparada a outros países. O segundo é argumentar que a origem das conquistas vendidas na propaganda petista
está no governo tucano.
Na atual fase do embate -espécie
de ensaio eleitoral-, as pesquisas
mostram que o confronto nessas bases tem mantido o favoritismo do
presidente da República. Nada garante, porém, que os brasileiros tenham a mesma reação quando expostos a doses intensivas de propaganda, a partir de meados de agosto.
Texto Anterior: Editoriais: REFORMAS NO FMI Próximo Texto: Editoriais: ALERTA NOS TRANSPLANTES Índice
|