São Paulo, Sexta-feira, 25 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O convidado de pedra

CLÓVIS ROSSI

Rio de Janeiro - O movimento social (incluindo empresários) é claramente o convidado de pedra das cúpulas que o Rio de Janeiro hospedará a partir de hoje, entre a União Européia e a América Latina-Caribe, numa ponta, e entre o bloco europeu e os países do Mercosul na outra.
"Os atores a quem se destinariam os benefícios do cumprimento (das metas propostas pelas cúpulas) não foram envolvidos no processo nem sequer consultados sobre a reunião, sua agenda e suas metas", queixa-se Rafael Freire Neto, que representa os trabalhadores no FCES (Fórum Consultivo Econômico-Social) do Mercosul.
Freire Neto lembra que a tal de globalização e a necessidade de integração internacional geram "compromissos externos (que) levam ao enfraquecimento dos mecanismos de controle da gestão pública e, portanto, do controle social sobre o Estado, base fundamental da democracia".
Traduzindo concretamente: políticas internas equivocadas podem ser punidas por meio do voto, apeando do cargo os responsáveis por tê-las adotado. Mas compromissos internacionais não podem ser revogados (a não ser em circunstâncias extremas).
Nem é possível ao eleitor do Brasil, por exemplo, castigar com seu voto o diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), hoje o foco principal dos grandes acordos comerciais que afetam o cotidiano de milhões de pessoas.
Está na hora, pois, de esse tipo de negociação ser previamente discutido ao menos com as instâncias organizadas da sociedade. E esta, aliás, também precisa prestar mais atenção na questão externa, ainda que lhe pareça complicada demais e até esotérica.
O mundo mudou tanto que nem sempre é mais importante o que acontece na esquina da casa de cada um, mesmo porque até esses eventos caseiros podem ser influenciados por acordos assinados em Genebra, Washington ou outras localidades remotas.


Texto Anterior: Editorial: HUMANOS, NÃO ANIMAIS

Próximo Texto: Brasília - Carlos Eduardo Lins da Silva: Caduquice prematura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.