São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPANSÃO DA PETROBRAS

A Petrobras firmou acordo de compra do grupo argentino Perez Companc, maior produtor independente de energia da América Latina, com capacidade de produzir 181 mil barris/dia e com exportações de 30 mil barris a cada dia.
A aquisição da empresa argentina permite ainda que a Petrobras avance na produção de nafta, principal matéria-prima da indústria petroquímica e amplie a articulação de suas operações na América do Sul, pois agrega ativos na Venezuela, no Peru e no Equador. Desse ponto de vista, o negócio parece estrategicamente relevante para a empresa brasileira.
Além disso, a Petrobras deu um passo importante na integração das economias do Cone Sul, a exemplo da transação realizada pela AmBev, que adquiriu 38% da Quilmes Industrial, a principal produtora de cerveja argentina. Processo semelhante aconteceu com as montadoras de veículos, que planejaram investimentos complementares no Brasil e na Argentina, com o objetivo de constituir uma plataforma de produção sul-americana. Essa iniciativa se fragilizou durante a crise financeira e cambial argentina. A decisão da Petrobras -bem como outras possíveis aquisições nos setores de autopeças, alimentos e laticínios- pode ajudar a melhorar as condições para as empresas atuarem no Mercosul.
Enfim, a expansão dos investimentos brasileiros no exterior pode cumprir diversas funções: consolidar o Mercosul, garantir acesso a mercados, conquistar tecnologia, aumentar as exportações brasileiras etc. A internacionalização ativa deve ser uma estratégia das empresas brasileiras. No entanto, a política de expansão da Petrobras não pode continuar prejudicando o controle da inflação doméstica, ao atrelar os preços dos derivados de petróleo praticados internamente à variação no mercado internacional. Felizmente, o governo já sinaliza uma mudança no regime de preços da estatal, com a ANP assumindo, também nesse terreno, um papel regulador.


Texto Anterior: Editoriais: MAIS DEMOCRACIA
Próximo Texto: Editoriais: VALOR INTANGÍVEL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.