UOL




São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

O futuro do Rio

RIO DE JANEIRO - A prefeitura iniciou discussão pública sobre as principais obras que serão tocadas para preparar o Rio para o Pan-Americanos de 2007 e anunciou um pacote com 25 medidas na área social.
A promessa mais importante é a de investimentos de um bilhão de dólares na terceira etapa do programa Favela Bairro, o que deverá beneficiar, segundo o comunicado oficial, cerca de um milhão de pessoas.
A intenção é ótima, resta saber se vai sair do papel. O destino dos investimentos para o Pan vai indicar o grau de comprometimento dos governos municipal (Cesar Maia) e estadual (Rosinha/Garotinho) com a recuperação do Rio deteriorado e abandonado. As obras e programas tanto podem ser sérios e resultar em uma era de reconstrução da cidade como podem ser apenas cosméticos e empurrá-la de vez para o buraco.
O Rio tem problemas gravíssimos -transporte coletivo, ambiente, criminalidade-, gerados pela irresponsabilidade de seguidas administrações. O desafio imediato é desarmar o narcotráfico, que domina e horroriza dezenas de bairros. Mas o mais grave é a completa deterioração da vastíssima área que compreende a zona norte e os subúrbios.
Impossível entender o Rio sem as suas duas fortes identidades complementares, a zona sul, das praias e belezas naturais, cosmopolita, e a zona norte, bem-humorada e de uma imensa tradição cultural.
Na verdade, os problemas -violência, transporte, ambiente e deterioração urbana- se confundem. As obras para o Pan e os planos para a conquista do direito de sediar as Olimpíadas de 2012 não podem ser dirigidos apenas para a Barra da Tijuca, sede dos jogos, e para a zona sul, destino turístico.
Não se pode conceber a recuperação do Rio sem o resgate da zona norte e dos subúrbios .


Texto Anterior: São Paulo - Eliane Cantanhêde: À direita
Próximo Texto: José Sarney: Tempo instável, sujeito a chuvas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.