São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Fiat Lux

RIO DE JANEIRO - Recebo e-mail de Zé Celso Martinez Correa anunciando que vai tirar a barba de Antônio Conselheiro logo que acabar sua temporada. Diz ele que está sendo confundido com Papai Noel em todos os lugares por onde anda. "Virei uma celebridade: Papai Noel! Todo o impacto que na rua pensava criar com a imagem do Conselheiro foi roubado por Papai Noel".
Discordo cordialmente da plebe rude que o toma como o bom velhinho e discordo também do meu amigo Zé Celso. Quando o vi, recentemente, no aeroporto de Brasília, tive uma deslumbramento infantil e um temor adulto.
Com sua barba cor de neve, sua bata branca, imaculadamente branca, ele me deu um susto dos diabos. Quando fiz a primeira comunhão, recebi, como todos os meninos de minha geração, o "Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã". Nele havia, logo nas primeiras páginas, a figura do Criador no ato mesmo da criação.
Era o mesmo Zé Celso que vi no aeroporto. A mesma barba, a mesma bata imaculada, o mesmo olhar desvairado de quem separara a terra das águas, criara as estrelas no céu, as árvores e os frutos aqui na terra.
A única diferença é que, no catecismo, o Criador tinha na cabeça aquele triângulo dourado, donde saía a aura de seu poder e santidade. O mesmo triângulo, símbolo da Santíssima Trindade, que séculos depois seria estampado nas caixinhas de fósforo, logomarca da Fiat Lux, creio que ainda sejam fabricadas.
O triângulo atrás da cabeça faria bem ao Zé Celso, evitaria a confusão com o Papai Noel, não prejudicaria o Conselheiro de Canudos e, de quebra, faria dele um mensageiro de luz em tempo integral, e não apenas quando está cumprindo o seu ofício de ator e diretor.
Ontem, ele fez na Cinelândia, aqui no Rio, a cena do suicídio de Getúlio. Misturando Vargas, o Conselheiro e o Criador de Todas as Coisas, ele nos deu recado importante e luminoso.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Crise anunciada
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Exportação = salvação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.