São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

Quem educa os militares?

SÃO PAULO - O que aprendem os militares nas suas escolas? O que aprendem os policiais em suas academias? Pagamos impostos para colocar armas nas mãos dessas pessoas, servidores públicos como quaisquer outros, mas não temos muita noção de como são formados. Ou melhor, vemos indícios de como são instruídos quando temos de deplorar policiais facinorosos, quadrilhas de delegados federais e acintes como essa nota do Comando do Exército que louvou tortura, assassinato e ditadura.
A história dessa nota insolente, atrevimento de resto inconstitucional, ainda não terminou. Primeiro, porque ainda não está esclarecido quem a redigiu, quem a despachou e quem autorizou toda a lambança. A depender dos esclarecimentos, teria de haver a demissão do comandante do Exército ou, se tudo foi obra de um general subordinado, em prisão por motivo disciplinar e banimento da lista de promoções.
Segundo, porque há militares capazes de redigir tais desplantes. Pior ainda, diz-se que o general relações-públicas que teria soltado a nota é inimputável, pois o texto é apenas a resposta padrão do Exército a perguntas sobre a repressão.
Rememore-se o teor da nota: a ditadura militar foi necessária e contribuiu para o progresso do país, assim como assassínios e violência covarde contra gente detida e desarmada, quando não inocente até pelos critérios dos decretos militares; como tais crimes não são mais necessários, os porões do mal foram desmontados.
Subtexto gritante: quando o Exército decidir que é indispensável rasgar a Constituição e triturá-la em matadouros, o fará sem mais.
Os militares que redigem e toleram essas coisas têm orgulho ou não se pejam de reafirmar um período deson- roso de lama e anarquia nas Forças Armadas. Devem ser afastados, suas carreiras devem ser barradas. Os jovens devem ser formados no espírito da Constituição e as escolas militares devem ter seus currículos revistos e controlados pelos representantes do Estado democrático.


Texto Anterior: Editoriais: MUDANÇA GENÉTICA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Os destinos da prefeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.