São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUSTAVO PATÚ

O núcleo mole

BRASÍLIA - Até a semana passada, havia inacreditáveis 21 ministros petistas na Esplanada. Desses, quatro foram demitidos: Cristovam Buarque, Benedita da Silva, José Graziano e Emília Fernandes -os três primeiros por mau desempenho em setores tidos como vitais.
Olívio Dutra, Guido Mantega, Jaques Wagner e Ricardo Berzoini foram assíduos nas listas de candidatos ao corte. Cogitou-se tirar o status de ministério das cinco secretarias ligadas à Presidência, todas ocupadas pelo PT. Alguns estiveram cotados para as mais diferentes funções nos mais diferentes cenários. Do grupo, Berzoini, Wagner e Tarso Genro acabaram remanejados para pastas que pouco ou nada têm a ver com suas missões originais no governo.
Não se ouviu falar de ministros petistas garantidos em seus postos pela qualidade de seu trabalho ou pelo conhecimento de sua área. Talvez Dilma Rousseff e Marina Silva, e só, estejam nessa situação. Por relações de total confiança com Lula, uns três ou quatro palacianos, incluindo Antonio Palocci Filho, passaram incólumes pela reforma ministerial.
Tudo somado, o saldo de apenas um ano no governo é algo desmoralizante para um partido que sempre se apresentou como a grande reserva de quadros e especialistas para a administração pública. Fora o tal núcleo duro do Planalto, os petistas do primeiro escalão parecem uma massa gelatinosa que pode ser indiferentemente movida de um lado para outro -ou descartada.
Deméritos pessoais à parte, o PT paga o preço de ter trocado seu programa pelo poder, deixando seus quadros à mercê de políticas que não são as suas ou nem sequer estão definidas. Além da inevitável frustração das fantasias alimentadas nos anos passados, as referências se vão. Quem diria que Cristovam já foi pensado como opção para a Presidência? Que Mantega, hoje figura quase esquecida em Brasília, era o porta-voz econômico de Lula?
Por último: agora há ainda inacreditáveis 19 ministros petistas.


Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: 450 anos de ruínas
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Fernanda da Escóssia: Patrulha de Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.