São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIBRA, DÓLAR, EURO

Em 2003 o Reino Unido decidirá se adere ou não à moeda européia. A libra, entre o dólar e o euro, ainda não está condenada à extinção.
O debate entre os ingleses, no entanto, continua acalorado e envolve símbolos e valores que ultrapassam a questão estritamente monetária.
O enfraquecimento do dólar em relação ao euro torna a posição dos eurófilos mais confortável que a dos eurófobos. Afinal, uma das críticas à fusão da libra com o euro é a que aponta para a necessidade de uma desvalorização da libra, com possíveis efeitos inflacionários.
A tendência recente, de desvalorização do dólar, torna a transição da libra ao euro menos arriscada.
A libra mais forte em relação ao dólar barateia as importações inglesas, que provêm principalmente da economia norte-americana. A libra mais fraca com relação ao euro favorece as exportações inglesas, cujo destino é principalmente o mercado europeu.
Os defensores da integração ao euro alertam para as oportunidades perdidas no comércio exterior e mesmo nos investimentos produtivos.
Já os críticos sublinham que a perda de dinamismo das exportações inglesas resultou principalmente do prolongado declínio estrutural da Inglaterra como centro mundial produtor de manufaturas.
A evolução setorial da economia inglesa privilegiou nas últimas décadas cada vez mais os setores de serviços, com destaque para as finanças. Oscilações cambiais são uma das principais fontes de risco e retorno para as instituições financeiras, que parecem portanto menos inclinadas a aceitar o fim da libra.
O obstáculo maior à adesão do Reino Unido ao euro é de natureza política. Mas os custos econômicos da independência podem se mostrar cada vez maiores, em termos de desemprego e perda de oportunidades para empresas do setor produtivo.
Resta saber se os eurófilos terão tempo de mostrar que a melhor saída é a entrada dos britânicos no sistema monetário europeu.


Texto Anterior: Editoriais: A MINIRREFORMA
Próximo Texto: Editoriais: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.