São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Semana vital para Ciro e Serra

BRASÍLIA - Esta semana é vital para Ciro Gomes (PPS) e José Serra (PSDB). Até sexta-feira já terá ocorrido o efeito de decantação inicial das propagandas eleitorais na cabeça do eleitor. As pesquisas do próximo final de semana já deverão registrar o ânimo daqueles que decidirão a parada em 6 de outubro.
A avaliação mais ou menos geral é que os ataques desferidos por Serra em Ciro terão algum efeito. Também há um consenso, inclusive entre ciristas, de que o candidato do PPS possa perder alguns pontos. E que Serra possa apresentar alguma reação.
O consenso termina por aí.
Para o pessoal do PSDB que ainda continua com José Serra, a expectativa é a de que haverá alta significativa de seu candidato, com correspondente queda de Ciro. Falam em coisa de quatro pontos para cá e outro tanto equivalente para lá.
No comando de Ciro Gomes, a versão é a de que as pesquisas qualitativas mostram, sim, algum tipo de desidratação da campanha do PPS. Mas que essa eventual perda não estaria indo diretamente para Serra. O tucano ganharia menos do que estaria sendo subtraído de Ciro.
Do ponto de vista prático, é notório que José Serra continua praticamente sem apoios importantes e verdadeiros nos Estados. E Ciro Gomes segue incorporando aliados aos baldes.
Esse detalhe pode fazer toda a diferença na reta final. Se vingar o cenário mais desejado pelo PT (Ciro e Serra decidindo no olho mecânico, atacando-se mutuamente até o último minuto), quem tem mais suporte político no Estados levará vantagem sobre o adversário.
A única chance de Serra reverter essa situação seria uma retomada vigorosa do crescimento nas pesquisas de opinião. Algo como estar próximo de um empate técnico com Ciro nos próximos dez dias.
Nem o mais otimista dos tucanos aposta nessa hipótese.


Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Pelas agressões no horário político
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A insatisfeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.