São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A insatisfeita

RIO DE JANEIRO - Custou mas descobri o truque usado pelos gênios por aqueles que parecem entender realmente de um assunto, seja ele qual for. Não é necessário saber muito, nem ao menos o básico. Basta dividir o problema (ou o próprio assunto) em três partes.
Dou um exemplo: o que é uma caneta? Caneta é um objeto dividido em três partes: a pena, a tampa e a caneta propriamente dita. A pena serve para escrever, a tampa serve para tampar não apenas a pena, mas a caneta propriamente dita, e a caneta propriamente dita é o núcleo, o eixo da própria caneta.
Basta fazer esta divisão em três partes e o sujeito já é considerado um mestre, um oráculo em matéria de caneta. O auditório fica predisposto a acreditar em tudo o que ele dirá a respeito do assunto.
Foi por isso que César, ao escrever sobre sua campanha mais famosa; começou dizendo que a Gália é dividida em três partes. E a maioria dos dramas escritos para o teatro são também divididos por três atos, a exposição, o conflito, a solução.
A lógica de Aristóteles, que até hoje prevalece, dividiu a operação da mente em três partes, a apreensão, o raciocínio e o juízo resultante. Três são as pessoas da Santíssima Trindade e, no futebol, quando a coisa engrossa, apela-se para a melhor de três, que se torna definitiva, inapelável.
Não sei por que estou escrevendo sobre o número três, que um doutor da Igreja, acho que Santo Ambrósio, dizia que é o número perfeito. Nos leilões, a terceira batida do martelo encerra a questão, dando tempo a que os pretendentes pensem melhor sobre os lances anteriormente dados.
Tive uma amiga que também era fanática pelo número três. Só levava a sério o parceiro depois da terceira investida. Nem adiantava perguntar se ela tinha gostado na primeira e na segunda. A coisa só engrenava a partir da terceira.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Semana vital para Ciro e Serra
Próximo Texto: Boris Fausto: Política e futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.