São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEMISSÃO SUSPEITA

São preocupantes as circunstâncias que parecem ter desencadeado o pedido de exoneração de Francisco Baltazar da Silva do cargo de superintendente da Polícia Federal em São Paulo. Baltazar ocupava um dos mais elevados postos da instituição. Embora nada tenha sido oficialmente provado, o histórico do delegado parece contradizer sua versão de que a demissão deveu-se simplesmente a "razões pessoais".
Em primeiro lugar, há sinais de irregularidades em inquéritos instaurados durante a gestão de Baltazar. Há, ainda, fortes indícios de que o ex-superintendente teria comprado US$ 136,4 mil do doleiro Antonio Claramunt, preso na semana passada por envolvimento nos esquemas de lavagem de dinheiro rastreados pela Operação Farol da Colina. Por fim, o delegado é suspeito de ter divulgado informações sigilosas para doleiros investigados pela mesma operação, facilitando-lhes a fuga -exatamente o contrário do que se espera de um policial.
O nome do ex-superintendente já havia sido encontrado em conversas entre um delegado e um agente federal que integravam um esquema de venda de sentenças judiciais. Os diálogos foram gravados durante a chamada Operação Anaconda, a cargo da Polícia Federal, da qual Baltazar não fora avisado. Especula-se que a cúpula da instituição não o teria notificado por já nutrir suspeitas em relação à PF de São Paulo.
Um aspecto constrangedor do episódio é o fato de a nomeação de Baltazar ter sido sugerida pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva -de quem o ex-superintendente se diz amigo e "fã", desde 1989, quando coordenou a segurança da campanha do PT à Presidência.
O caso reforça a opinião corrente de que a contaminação pelo crime atinge não apenas setores da base das corporações policiais, mas também os altos escalões. É de esperar que, apesar da demissão de Baltazar, não sejam poupados esforços para esclarecer os fatos. Com isso, ganhariam a PF, o governo federal e a sociedade brasileira.


Texto Anterior: Editoriais: EMPREGO E CRESCIMENTO
Próximo Texto: Editoriais: OBRAS E DANOS

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.