UOL




São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Guerra faz mal à inteligência

SÃO PAULO - A guerra não faz apenas da verdade uma de suas vítimas. Mata também a argumentação inteligente, em especial de parte de autoridades diretamente envolvidas.
A demonstração está dada pelo artigo de Condoleezza Rice, a assessora de Segurança Nacional do governo Bush, ontem publicado pela Folha.
Trecho: "Para colocarmos a situação em perspectiva, as populações dos países da coalizão atingem 1,23 bilhão de pessoas, com um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 22 trilhões. São países de todos os continentes do planeta, representando todas as principais raças, religiões e etnias do mundo".
Essa moça pensa que somos todos idiotas? Para realmente colocar as coisas em perspectiva:
1 - Se os países que apóiam a coalizão que ataca o Iraque são mesmo 50, como ela diz, ainda assim significa que quase três quartos dos 191 países-membros da ONU estão fora.
2 - O fato de que os 50 países somam 1,23 bilhão de habitantes esconde o principal: boa parte desses habitantes é contra a guerra. Basta ver as pesquisas mais recentes nos dois países líderes da coalizão (EUA e Reino Unido). No primeiro, 20% são contra e, no segundo, quase a metade.
Portanto é um sofisma burro supor que o número de habitantes defina uma maioria a favor da guerra.
Além disso, Rice omite, convenientemente, que a China é contra a guerra e, com seu quase 1,3 bilhão de habitantes, já desequilibraria a balança se fosse possível usar esse argumento estúpido para demonstrar o quer quer seja.
3 - Por fim, as principais raças, religiões e etnias do mundo fornecem participantes das manifestações contra a guerra, o que até as TVs norte-americanas são obrigadas a mostrar, apesar da cobertura vergonhosa que estão fazendo da invasão.
Se a assessoria em segurança nacional que Condoleezza Rice dá ao presidente Bush tem a mesma qualidade de seus argumentos, sai de baixo.


Texto Anterior: Editoriais: UNIÃO CONTRA O CRIME

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Líder da oposição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.