São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Autismo alarmante

MADRI- Mais que a queda na avaliação do presidente e de seu governo, é alarmante a declaração de Lula a representantes do movimento hip hop, registrada na sexta-feira por Mônica Bergamo. Lula culpou não identificados "conservadores" pela crise política. Meu Deus do céu, será que o presidente ainda não se deu conta de que os conservadores ou estão no seu próprio governo ou festejam a sua política econômica?
Todos os partidos conservadores fazem parte da base governista, salvo uma fatia do PFL.
A política econômica não só é arquiconservadora, como parte dela é de responsabilidade de um ex-banqueiro, Henrique Meirelles. Banqueiros, por definição, são conservadores. Aliás, os banqueiros que continuam sendo banqueiros são os que mais vibram com a política de Lula, pelos lucros avassaladores que têm.
Quem é que, nessa situação, iria abrir "uma guerra" contra o governo, como Lula previu?
O presidente parece não se dar conta de que a crise política começou com o caso Waldomiro Diniz, cuja nomeação para trabalhar ao lado do presidente não foi feita, ao que se saiba, pelos "conservadores", mas pelo ministro José Dirceu.
Faz parte usual do jogo político a oposição se aproveitar das besteiras que o governo faz, como fez tanto na nomeação de Diniz como na reação à exposição de seus trambiques.
"Declarações mais ásperas e menos ásperas fazem parte da relação oposição e situação", diz, por exemplo, o presidente do PT, José Genoino.
Aliás, vem também de Genoino a frase que, sem o querer, aponta o dedo para a razão da crise: "Eu até entendo que a oposição tenha uma sensibilidade aguçada, porque eles sempre foram governo. Talvez a crise de identidade deles seja maior do que a nossa".
Distraidamente, Genoino confessa que PT e governo enfrentam uma "crise de identidade".
Como se já não fosse suficiente, o presidente soma a ela um alarmante ataque de autismo.


Texto Anterior: Editoriais: CIÊNCIA NA REDE

Próximo Texto: Eliane Cantanhêde: Ritmo de campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.