São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Como é mesmo, Lula?

BRUXELAS - O presidente da República revela ou crescente dificuldade em expressar com clareza suas idéias ou crescente distanciamento da realidade. Em qualquer caso, é muito ruim.
Os exemplos são muitos, mas fiquemos nos dois mais recentes, ambos extraídos de sua fala aos metalúrgicos do ABC.
Primeiro exemplo: "Todo mundo que ganha um salário mínimo adoraria ganhar o que os metalúrgicos ganham para pagar IR" (Imposto de Renda).
Não faz o menor sentido. Ninguém, mas ninguém mesmo, nem no ABC, nem no Brasil, nem em qualquer lugar do mundo, gosta de pagar imposto (qualquer imposto).
Não é, pois, para pagar IR que quem ganha salário mínimo gostaria de ganhar mais. Quem ganha salário mínimo gostaria de ganhar mais porque a sua renda é indecentemente baixa. Aliás, os metalúrgicos, embora não ganhem o mínimo e, segundo o presidente, paguem IR, também gostariam de ganhar mais.
Esse gosto por um salário maior, de resto, é responsável pelo fato de Lula ser presidente da República. Não tivesse liderado greves por salários maiores, não teria ficado conhecido e, por extensão, não teria chegado ao Palácio do Planalto.
Segundo exemplo: "Rico não tem problema de dente. É pobre que tem dor de dente, que coloca cachaça, coloca álcool. Alguns até bebem um pouquinho para dizer que vai curar a dor de dente".
Outra, digamos, imprecisão. Rico também tem dor de dente. A diferença é que pode resolvê-la pagando o custo de dentistas de alto nível, a que não podem ter acesso os trabalhadores de salário mínimo, que, de resto, o governo do Partido dos Trabalhadores se recusa a aumentar como seria devido, alegando que o problema é o gasto da Previdência, exatamente o mesmo argumento que os antecessores de Lula usaram e o PT e Lula rejeitavam.
Alguma surpresa com a vaia que o presidente tomou de alguns de seus ex-colegas metalúrgicos?


Texto Anterior: Editoriais: DEMOCRACIA NA CHINA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: O ataque dos governadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.