São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECUPERAÇÃO EUROPÉIA

Após o PIB registrar queda de 0,1% nos 15 países da União Européia e de 0,2% nos 12 países da zona do euro (que exclui Reino Unido, Suécia e Finlândia) durante o quarto trimestre de 2001, há sinais de uma modesta recuperação. Estima-se que a renda dos países europeus crescerá 1% no primeiro trimestre e 2% entre abril e junho de 2002.
Na Alemanha, maior economia européia, o PIB aumentou 0,2% no primeiro trimestre. Foi o primeiro resultado positivo em um ano. As exportações lideraram o crescimento. Na França, o aumento foi de 0,6%, impulsionado pelo consumo. Já a economia britânica ficou estagnada.
As exportações alemãs e o consumo francês foram estímulos importantes, mas parecem insuficientes para permitir a continuidade do crescimento das economias européias. A produção industrial vem apresentando sinais negativos desde setembro de 2001. A taxa de investimentos declinou em todo o ano passado, tendência que ainda não foi invertida.
A boa notícia é que o tímido crescimento está sendo acompanhado por um arrefecimento nas taxas de inflação. Há expectativas de que o índice de preços oficial da zona do euro vá convergir em maio para a meta de 2%, definida pelo Banco Central Europeu (BCE).
O fraco desempenho econômico e a ausência de pressões inflacionárias sinalizam que o BCE deverá manter a taxa de juros em 3,25% ao ano nos próximos meses.
Esses são fatos relativamente alvissareiros para a economia do Brasil. De um lado, a retomada européia pode estimular as exportações brasileiras. A União Européia foi o maior parceiro comercial do Brasil em 2001, tendo importado US$ 14,8 bilhões. De outro lado, a manutenção da taxa de juros em patamares baixos nos principais mercados financeiros globais pode reduzir a aversão ao risco e, assim, as taxas de juros nas captações dos países emergentes. Isso pode facilitar o financiamento do desequilíbrio externo brasileiro.


Texto Anterior: Editoriais: ELITE UNIVERSITÁRIA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Mais um aventureiro?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.