São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

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EDUCAÇÃO OCULTA

Basta viver no Brasil para saber que o ensino fundamental e médio público é terrivelmente deficiente. Mas quem olhar para os dados do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) divulgados pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderá julgar que está no Primeiro Mundo.
Para a administração, que está em ritmo pré-eleitoral, 75% das crianças na 1ª série do ensino fundamental já estão alfabetizadas. Na 2ª série, essa taxa chega a 90%, com 75% capazes de produzir um texto coerente. Na 2ª série do ensino médio, 88% dos alunos acertaram mais de 50% da prova objetiva, e 76% obtiveram média superior a 5 na redação.
Ou bem a rede estadual de educação é um oásis no deserto pedagógico brasileiro ou há algo de errado com o Saresp. E cabe lembrar que a avaliação realizada pelo Ministério da Educação com alunos paulistas de modo algum corrobora o róseo diagnóstico das autoridades do Estado. Por ora, não se contestam os resultados do Saresp, que foi apurado pela reputada Fundação Carlos Chagas, mas a divulgação parcial desses dados, que é de responsabilidade da Secretaria da Educação paulista.
Por razões obscuras, o secretário Gabriel Chalita não quis disponibilizar os resultados globais do Saresp, que já foram tabulados. Ele afirma que é preciso evitar que se façam rankings por alunos, escolas e cidades, o que não seria "edificante do ponto de vista educacional". Exceto pelos alunos, o raciocínio parece falho.
O contribuinte paulista tem todo o direito de saber o desempenho da escola em que seu filho estuda ou da cidade em que vive. Muitos especialistas até afirmam que um pouco de concorrência entre os estabelecimentos poderia levar a um círculo virtuoso de busca pela qualidade.
O que é condenável são divulgações parciais, que só permitem ver o que interessa às autoridades e escondem a realidade -infelizmente muito bem conhecida. Ademais, de que vale gastar R$ 10 milhões para fazer um levantamento que nem mesmo revela problemas para resolver?


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