São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRESCIMENTO GLOBAL

A economia americana apresentou crescimento anualizado de 3,9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período anterior, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA. A expansão foi liderada por gastos em bens não-duráveis, investimentos em software e imóveis e despesas com a defesa nacional. Com isso, o déficit em conta corrente atingiu o patamar recorde de US$ 144,9 bilhões, um crescimento de 14,1% em relação ao último trimestre de 2003. O índice de inflação dos bens de consumo foi de 3,2%, o que revela sinais de aumento de preços.
A economia japonesa, por sua vez, cresceu 1,5% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, a despeito de o deflator do PIB ainda apresentar tendência negativa. A queda foi de 2,6% no mesmo período. Na Europa, também vai se confirmando a retomada do crescimento econômico. A expansão do PIB na zona do euro deverá atingir 1,8% em 2004. A Alemanha e a Itália projetam taxas de crescimento de 1,3% e 1,1%, respectivamente. Na França, o PIB deverá avançar 2,3% em 2004, bem melhor que o fraco desempenho de 0,5% em 2003. A Espanha mantém um ritmo mais sustentado (2,6%). O Reino Unido prevê crescimento de 3%. Porém ainda não há sinais de expansão do emprego na região.
Enfim, as três principais regiões econômicas apresentam sinais de crescimento, impulsionando a economia e o comércio global. Esse cenário de recuperação, associado aos sinais de inflação nos EUA, sobretudo com aumentos nos preços de energia (petróleo), reforça a hipótese de elevação das taxas de juros internacionais. O Banco da Inglaterra já começou o movimento de alta nos juros básicos. Espera-se que o Federal Reserve (o BC americano) venha a elevar suas taxas de juros (atualmente em 1% ao ano) no final do mês. Em que pesem pressões de alguns setores para um aumento mais acentuado, a expectativa é que ele se limite a 0,25 ponto percentual.


Texto Anterior: Editoriais: EDUCAÇÃO OCULTA
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Tão igual, tão diferente, tão real
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.