São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O aprendiz de feiticeiro

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Cientistas políticos ligados ao governo, sociólogos que consideram FHC um iluminado, acabam de descobrir que a culpa de tudo o que está acontecendo no país é da oposição. Um deles, que aliás é meu amigo pessoal, declara que a democracia não funciona entre nós porque a oposição insiste em fazer oposição.
Segundo ele, o atual governo foi eleito pelo povo, logo é legal e merece ser acatado, e não atacado. Hitler também foi eleito legalmente, legalmente foi convocado pelo presidente da Alemanha para formar um novo governo. Tudo o que fez foi legal ou legalizado pelos tribunais que criou.
Ilegal nos tempos de Hitler era exatamente a oposição de comunistas e social-democratas que contestavam suas idéias e ações e, mais tarde, embora sem sucesso, queriam derrubá-lo. Sem resistência interna, com a oposição exilada e depois exterminada como traidora do Estado, foi necessária uma guerra mundial (mais de 20 milhões de mortos) para tirá-lo do poder.
Reclamam que volta e meia lembro o ditador nazista quando critico FHC. Um outro amigo meu reduz a questão a um esquema: FHC não matou nenhum judeu, pelo menos até agora. Logo, a comparação com Hitler não procede.
Acontece que reduzir a malignidade de Hitler ao anti-semitismo é uma simplificação infantil. Ele é emblema de uma mentalidade de poder muito mais nefasta do que a estupidez racial. Foi a estupidez política que o tornou monstro.
FHC está longe disso, evidentemente. Mas cada vez que ele, com o coro bajulatório de seus acólitos, acusa a oposição de antidemocrática, está balbuciando uma teoria de poder cujo PhD mais ostensivo foi o ditador nazista.
Espero que FHC fique apenas no bê-á-bá e seja para sempre um aprendiz que nunca passará de ano.


Texto Anterior: Brasília - Carlos Eduardo Lins da Silva: Marchas e contramarchas
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: A palavra da CNBB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.