São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Palpites, apenas palpites

SÃO PAULO - Quando começou a se armar o cenário de empate técnico para o segundo turno paulistano, entre Marta Suplicy e Gilberto Kassab ou Geraldo Alckmin, meu primeiro palpite foi no sentido de que Marta acabaria ganhando.
Ganharia porque Lula lhe daria o empurrão decisivo, agora que, pela primeira vez, sua aprovação (em São Paulo) supera a rejeição.
Aí, um amigo (petista, candidato e da ala sadia do partido, que ainda existe) me advertiu em papo informal (razão pela qual omito o nome): no segundo turno, o nome do jogo seria Marta, não Lula. Ou seja, o resultado dependerá de a candidata do PT vencer a rejeição a ela, independentemente do apoio que Lula vier a dar.
Não me convenceu de todo, mas é um palpite a levar em conta.
Depois dessa conversa, pegou fogo o tiroteio de Geraldo Alckmin contra Gilberto Kassab, com algumas salvas disparadas por figuras menores da campanha do prefeito contra o ex-governador. Até agora, os incidentes verbais não mudaram a intenção de voto para o segundo turno: continua a haver empate técnico entre Marta e qualquer que seja o seu adversário do campo demo-tucano.
Mas é sempre possível que, quando começar o segundo turno de verdade, não o simulado nas pesquisas, 1 + 1 seja igual a menos de 2. Ou seja, é possível que não se dê a soma perfeita de votos de Kassab e Alckmin em favor do que passar para a disputa final. É verdade que os caciques de ambos os lados, consultados, juram que o importante é derrotar Marta e, portanto, apoiarão quem tiver que enfrentá-la. Mas, no eleitorado "alckmista", já tem gente dizendo que prefere anular o voto a votar em Kassab. Como não há ainda "kassabismo", mas apenas "serrismo" por interposta pessoa ou um tucanato do B, não sei se a recíproca também se dá.
Mas ficou duro dar palpite.

crossi@uol.com.br


Texto Anterior: Editoriais: O diploma e os ministros

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Para Alckmin, tudo ou nada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.