São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

O voto e a brisa

RIO DE JANEIRO - Depois da pesquisa Datafolha divulgada ontem, a questão que se coloca como a mais importante na eleição do Rio agora é saber se o crescimento acelerado de Fernando Gabeira (PV) pode ser contido pelos adversários.
No início do horário eleitoral em agosto, Gabeira tinha 8%, passou para 11% e agora tem 15%. Uma linha clara de ascensão. Seu problema é que esse crescimento é puxado pelas faixas do eleitorado de maior renda e maior escolaridade, um universo de cerca de 500 mil pessoas entre 4,5 milhões de eleitores.
Há um mês Gabeira estava em segundo nesse eleitorado, empatado com Jandira Feghali (PC do B). Há duas semanas, mantinha a segunda posição, mas tendo Eduardo Paes (PMDB) à frente. Na pesquisa divulgada ontem, bate Eduardo Paes -líder isolado com 29% das intenções de voto- por 31% a 21% entre os mais ricos e tem 26% contra 22% entre os mais escolarizados.
Paes constrói sua candidatura entre os setores de menor renda e menor escolaridade, fatia amplamente majoritária no eleitorado, faixas em que obtém quatro pontos percentuais a mais do que sua média em toda a cidade. Disputa o mesmo eleitorado que Marcelo Crivella (PRB), estável em 18% -índice muito próximo ao que obteve no primeiro turno da eleição de 2004 (20%). Jandira (13% dos votos) segue com uma penetração equilibrada nas diversas faixas, variando entre 11% e 14% em cada estrato.
O eleitorado carioca é propenso a viradas de última hora. Em 2000, nos últimos dez dias de campanha, Conde liderava, mas acabou batido por Cesar Maia. Em 2004, Maia assegurou na reta final a vitória no primeiro turno, superando em apenas 0,11% o total de votos necessários para fazê-lo. Neste ano, mais uma vez, a apuração será tensa. Não por fraudes, como no passado, mas em razão da vontade do eleitorado carioca variar conforme a brisa do mar.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Para Alckmin, tudo ou nada
Próximo Texto: Rogério Gentile: Baixos salários e prevaricação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.