UOL




São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Senador José Dirceu

BRASÍLIA - Se 2006 fosse hoje, o mi nistro da Casa Civil, José Dirceu, faria o impossível para retirar de Eduardo Suplicy a vaga de candidato do PT ao Senado por São Paulo.
"O Eduardo sabe que a vaga dele não está garantida. Ele não quis disputar com o Lula para ser candidato a presidente? Vai ter de disputar para ter a vaga de candidato ao Senado. Nós teremos candidato para disputar contra ele. E vamos ganhar", já disse mais de uma vez Zé Dirceu.
Sílvio Pereira, o dirigente petista que organiza o partido em todo o país, tem uma resposta para quem pergunta o nome do candidato ao Senado em 2006 no lugar de Eduardo Suplicy: "É o Zé Dirceu".
É claro que essas maquinações não são feitas à luz do dia. A eleição também está longe no horizonte, e os personagens podem ser outros em 2006. Ainda assim, a clareza com que a cúpula petista traça os seus objetivos demonstra que esse grupo não está a passeio no Palácio do Planalto.
O sonho de Zé Dirceu depende de inúmeras variáveis. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por exemplo, poderá ser candidato a presidente ou ao Senado em 2006. É um concorrente de peso.
Também devem ser considerados na equação os pré-candidatos petistas ao governo paulista. Marta Suplicy é a candidata natural se for reeleita prefeita de São Paulo no ano que vem, o que parece ser a hipótese mais provável hoje.
Só que existe uma lista grande atrás do nome de Marta: Aloizio Mercadante, Antonio Palocci Filho, José Genoino e o próprio Zé Dirceu. Vai ser impossível contentar e acomodar todos. Haverá choradeira.
Apenas uma coisa é certa a partir de agora. O ódio que Zé Dirceu nutre por Eduardo Suplicy será guardado na geladeira até 2006. Mesmo que fique sem a vaga, Dirceu fará o que puder para tirar a cadeira do atual senador petista por São Paulo.


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Socialismo ajustado
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Cipó das cinco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.