São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Ajuda das potestades

RIO DE JANEIRO - Confirmada a vitória de Eduardo Paes para a Prefeitura do Rio na noite de domingo, o carioca foi tratar da vida ou dormir mais cedo. Nada de aglomerações, Carnaval, fogos, nem mesmo um churrasquinho de esquina -pelo menos, nas esquinas por que passei. O resultado da eleição era apenas o triunfo do óbvio.
A pasmaceira entre os eleitores vitoriosos deu a entender que não havia nenhuma empolgação extática por Eduardo Paes, assim como nenhum forte sentimento anti-Fernando Gabeira. Daí as comemorações chochas, sem paixão, bem diferentes do que seriam se tivesse dado Gabeira -desde os caras-pintadas de 1992, não se via tanta euforia juvenil por um candidato.
Talvez por Gabeira ter sido quase um anticandidato. Em sua campanha, ele parecia "sincero" nas propostas, cortês com o adversário, empenhado em não sujar as ruas e, pelo visto, não condicionava a vitória a golpes baixos ou ao velho cinismo eleitoral. Foi assim que os jovens o viram e o aprovaram. Podem não ter sido suficientes para elegê-lo, mas deram um sinal claro de que, nas próximas eleições, essa adesão a candidatos "limpos", sejam quais forem, voltará mais forte.
É de se perguntar o que aconteceria se Gabeira tivesse vencido. A festa nas ruas duraria até sua posse, mas o "day after" desta seria terrível. Apesar de apostar numa relação "republicana" com Lula e Sergio Cabral, é quase certo que seria deixado a pão e banana por eles.
Daí se esperar que, sentado no trono, Paes receba ajuda maciça das potestades e possa implantar suas promessas de campanha. Quero vê-lo, por exemplo, preservando os predinhos da zona sul, que sustentam o que resta de identidade ambiental do Rio, contra as investidas dos construtores e empreiteiras que tanto contribuíram para a sua vitória.


Texto Anterior: Washington - Fernando Rodrigues: O desafio do TSE
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Medidas provisórias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.