São Paulo, sábado, 29 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Previsões e análises

SÃO PAULO - Em abril deste ano, o governo trabalhava com a perspectiva de um crescimento econômico de 4,5%. Agora, a previsão dá um salto para 5,2%. Erro, portanto, de 15,5%.
Para o ano que vem, outro erro grave, este para menos: em abril, o governo dizia que a economia cresceria 5% em 2008; agora, prevê apenas 4,5%. Erro de 11%.
A cada ano que passa, previsões econômicas revelam-se invariavelmente equivocadas -por muito.
Não apenas do governo, mas também do setor privado, de resto em proporções parecidas.
Não obstante, nós, jornalistas, continuamos, a cada ano que passa, repetindo acriticamente as previsões. Ou, posto de uma maneira dura: estamos publicando informações que sabemos que podem estar equivocadas.
Por isso, mas não só por isso, vale dar voz aos que quase nunca aparecem no debate público sobre economia. Cito Celia Lessa Kerstenetzky (Universidade Federal Fluminense), coordenadora do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento, no mais recente relatório do "Observatório da Cidadania", um conjunto de entidades da sociedade civil.
Ela lança um olhar sobre dez anos de relatórios do "Observatório", para concluir: "A gestão macroeconômica dos últimos dez anos não apenas significou uma pesada restrição ao desenvolvimento social brasileiro, mas, sob certos e importantes aspectos, agravou nossa questão social. (...) O reforço aos programas de transferência de renda, sem dúvida importante e meritório, não tem contudo rendido o alcance pleno de seus objetivos e tem deixado deficitárias outras áreas, como a educação, a saúde e a questão fundiária".
Pode estar certa ou errada, mas por que não dar a esse tipo de análise a mesma atenção que se dá a previsões que sabemos que, em geral, estão erradas?


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: Até na creche

Próximo Texto: Brasília - Melchiades Filho: Beija Sapo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.