São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A lenda Serra

SÃO PAULO - É inacreditável ter prosperado uma dessas lendas que, de vez em quando, assolam a política brasileira e são reproduzidas sem que se pare para pensar na lógica mínima da coisa.
Refiro-me à especulação de que José Serra vá abandonar a disputa presidencial. É lenda ou é falta de assunto, mas, em qualquer caso, não tem o menor parentesco com a realidade.
Piores são os motivos alegados para que Serra desista. Primeiro motivo: o PFL apoiaria qualquer candidato tucano, menos Serra.
Muito bem. E daí? O PFL jamais elegeu um presidente da República, não tem votos em São Paulo e em Minas Gerais, dois dos três maiores colégios eleitorais do país e, mesmo no Rio de Janeiro, o outro grande cesto de votos, depende de um Cesar Maia, que muda de partido como quem muda de camisa.
Só um cretino trocaria de candidato para ficar com o apoio do PFL. E o pessoal do PSDB pode ter todos os defeitos que você, leitor, quiser lhes pespegar, mas cretinos não são.
Acena-se também com Tasso Jereissati e com Aécio Neves como substitutos de Serra. Ótimos nomes. Pena que Tasso, enquanto era pré-candidato, fosse chamado, no próprio partido, de "Traço" Jereissati, dada a sua anemia nas pesquisas.
Aécio, por sua vez, jamais disputou uma eleição majoritária na danada da vida. Quem é que garante que ele, magicamente, pularia para 20 e poucos por cento das intenções de voto se não pode apostar nem sequer na sua eleição para governador de Minas Gerais?
O leitor que quiser pode apontar mil e um motivos para substituir Serra: é mera continuidade de FHC, não foi capaz de vencer o mosquito da dengue, é careca, torce para o Palmeiras etc. etc.
Mas usar o argumento do apoio pefelista e acenar com os dois nomes citados é falta do que fazer.


Texto Anterior: Editoriais: OCULTAÇÃO DE CADÁVER

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Quantos porquinhos?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.