São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Começa o segundo turno

SÃO PAULO - De perspectivas e características pessoais completamente diferentes, o marqueteiro Duda Mendonça, hoje a serviço do PT, e o ministro Euclides Scalco, secretário-geral da Presidência, chegaram a uma avaliação comum a respeito do cenário eleitoral.
"O segundo turno começa no dia 1º", diz Duda Mendonça. Scalco, que, pela sobriedade, é o oposto de um marqueteiro, concorda com a tese, embora não com a frase em si. Ambos acham que só as próximas pesquisas indicarão se, de fato, há uma tendência de queda de Ciro Gomes e de subida de José Serra.
A próxima pesquisa será, em princípio, a que o Datafolha está fazendo para divulgação no domingo -não por acaso o 1º de setembro que Duda aponta como início de um suposto segundo turno.
Duda jura que não está muito preocupado em saber quem acompanhará Luiz Inácio Lula da Silva na disputa final: "Quem está em primeiro lugar não pode olhar para trás".
Pode estar disfarçando, mas tem um argumento poderoso para convencer sobre a sua sinceridade: acredita -e há lógica na sua fé- que Lula terá garantido, no turno final, o apoio dos dois candidatos que forem eliminados agora (Serra, se Ciro for ao segundo turno, ou Ciro, se Serra passar à frente, e Garotinho).
Scalco evita comentários adicionais sobre o cenário eleitoral. Mas a Folha ouviu no Palácio do Planalto que a sorte de Serra se decidirá pela maior ou menor capacidade de tirar proveito de ser governo.
O cálculo é aritmético: FHC tem 27% de ótimo/bom, segundo a pesquisa mais recente, e 40% de regular. Se os 27% que aplaudem FHC mais um terço dos que acham o seu governo regular votarem no seu candidato (uma hipótese bastante razoável), Serra vai ao segundo turno.
São cálculos e expectativas que a pesquisa de domingo começará a tornar algo mais nítidos -ou mais fora de foco.



Texto Anterior: Editoriais: O METRO DA CORRUPÇÃO

Próximo Texto: Johannesburgo - Eliane Cantanhêde: Quem destrói, quem constrói
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.