São Paulo, sábado, 30 de novembro de 2002

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FERNANDO RODRIGUES

Lula e a comunicação

BRASÍLIA - Quilômetros de papel e hectolitros de tinta foram consumidos, nesta Folha inclusive, para descrever os problemas de comunicação dos oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso.
Foi comum haver conflitos entre a assessoria do Planalto (contato direto com a mídia) e a Secretaria de Comunicação (responsável pelos milionários contratos publicitários).
Poucas marcas definitivas foram deixadas pelo governo tucano. "FHC acabou com a inflação" será a lembrança mais forte.
Embora o país esteja numa barafunda econômica, é evidente que muito mais foi feito além do combate à inflação. Até o PT sabe disso.
Para não fracassar da mesma forma, Lula terá de fazer diferente de FHC. É possível que tente repetir a fórmula eleitoral.
Lula impôs duas condições ao PT para ser candidato com chances reais de ganhar o Palácio do Planalto. Primeiro, que o partido o liberasse para fazer alianças com o centro e com a centro-direita. Segundo, que a campanha tivesse um esquema profissional de comunicação e marketing.
No governo, as duas exigências terão serventia. Uma delas é irreversível. As alianças são uma realidade. Basta ver as fotos recentes de Lula ao lado de Sarney, ACM e outros.
No caso da comunicação, o cenário é nebuloso. Lula não se pronunciou a respeito. O nome citado nos bastidores para comandar a secretaria dos contratos publicitários é o de Luiz Gushiken, amigo de Lula. No Planalto, poderá ficar outro quadro da convivência pessoal do presidente eleito, o assessor Ricardo Kotscho.
Além de amigos do presidente, os ocupantes das duas funções terão de manter uma sintonia fina entre suas ações. Será uma mudança grande em relação ao que se viu durante FHC. Resta saber se Lula conseguirá operar essa complexa engenharia.


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