São Paulo, quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RODÍZIO EM CRISE

Foi instituído em 1997 o atual sistema de rodízio de veículos em São Paulo, a fim de aliviar o tráfego em ampla área da metrópole em horários críticos. A idéia inicial era retirar 20% dos automóveis das ruas situadas numa região central da cidade conhecida como Minianel Viário. Como se sabe, a cada dia útil é proibido que veículos com determinados finais de placa circulem das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Apesar de bons resultados iniciais, ao longo desses anos não apenas os mais bem aquinhoados passaram a contornar a limitação adquirindo um segundo automóvel como aumentou a quantidade de motoristas que simplesmente não cumprem a norma, arcando com o risco de multa (de R$ 85,12) e perda de pontos em sua carteira de habilitação.
Em 1998, 9% dos motoristas foram flagrados desrespeitando o rodízio no período da manhã e 14% no período da tarde/noite. Já neste ano, os dados até aqui disponíveis indicam um aumento do percentual de infratores: 15% dos automóveis desrespeitaram o rodízio no horário matinal e 23% no vespertino. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ocorrência é maior no período das 17h às 20h porque o motorista não consegue atingir seu destino antes do início do rodízio ou sente-se mais estimulado a arriscar, pois ao início da noite a fiscalização é menos eficiente devido à iluminação.
O fenômeno contribui para o aumento dos congestionamentos na cidade: enquanto em 1998 registrava-se, às 20h, a média de 37 quilômetros de trânsito obstruído, neste ano a extensão praticamente dobrou, atingindo 68 quilômetros.
A saída, obviamente, é intensificar a fiscalização, tarefa que pode ser facilitada pelo fato de a CET conhecer os locais e horários em que a maior parte das irregularidades acontece. Em termos de leis de trânsito já se provou que nada é mais disciplinador do que a multa.

Texto Anterior: Editoriais: LULA OTIMISTA
Próximo Texto: Editoriais: ELEIÇÃO EM RISCO

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.