São Paulo, sábado, 31 de julho de 2010

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Editoriais

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Trânsito melhor

São razoáveis e bem planejadas as modificações impostas pela Prefeitura de São Paulo ao transporte de carga na cidade -que devem se converter em ganhos de mobilidade para o paulistano.
A partir de segunda-feira, caminhões de grande porte não mais poderão trafegar em algumas artérias importantes (as avenidas Roberto Marinho e Bandeirantes e a marginal Pinheiros), das 5h às 21h, durante a semana, e das 10h às 14h, aos sábados.
É esperado um impacto imediato no trânsito dessas vias, onde os frequentes engarrafamentos são agravados pela presença de veículos lentos e pesados. A gestão municipal estima uma diminuição de até 20% na lentidão local nos horários de maior movimento.
Parte do fluxo de carga, necessário ao abastecimento da cidade, continuará a ser feito nessas grandes avenidas, só que por veículos de menor porte, com comprimento máximo de 6,3 metros.
Há dois anos foram anunciadas restrições à circulação desses veículos, divididos em grupos de acordo com o final de suas placas e autorizados a transitar em dias alternados. A partir de segunda, sua movimentação, em substituição à dos grandes caminhões, passa a ser liberada.
Outra parte do trânsito de carga será inevitavelmente desviada para o trecho sul do Rodoanel. Está certa a administração municipal ao contar com a rodovia radial, inaugurada oficialmente há quatro meses, em seus planos de engenharia de tráfego.
O problema é que o novo trecho do sistema viário, projetado para receber o fluxo de caminhões que cortam São Paulo, não está totalmente acabado. Motoristas reclamam de insegurança e falhas de infraestrutura. Falta cobertura de telefonia celular em alguns trechos, o policiamento é precário e a pista não tem postos de combustível, oficinas e borracharias.
Cabe ao governo do Estado agir para reparar as falhas do Rodoanel, vendido na propaganda eleitoral como um dos grandes feitos do ex-governador José Serra.


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