São Paulo, sábado, 31 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O segundo no primeiro

SÃO PAULO - Alon Feuerwerker, que foi meu chefe aqui na Folha e agora trabalha na campanha de José Serra, liga para discordar da idéia de que o segundo turno vai começar neste fim de semana.
A idéia nem é minha, mas de Duda Mendonça, o marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva. Suspeito até que o troco a Duda esteja sendo dado mais por Nizan Guanaes, o marqueteiro de Serra. Afinal, são ambos baianos e as duas grandes estrelas do marketing político tupiniquim. Por isso eles também disputam a sua eleição particular.
Voltemos ao Alon. A tese dele é a de que, na verdade, o momento da campanha é de um segundo turno no primeiro. Se se acompanhar as curvas de Luiz Inácio Lula da Silva e de Anthony Garotinho, vai-se ver uma grande estabilidade -um no primeiro e o outro no último lugar entre os principais candidatos.
As oscilações fortes se dão entre Serra e Ciro Gomes, criando "características típicas de segundo turno", diz Alon. Entre elas, os ataques recíprocos entre Serra e Ciro (na verdade, muito mais de Serra contra Ciro, que agora está se defendendo).
A questão é saber se esse segundo turno no primeiro se mantém, ou se um dos dois que o disputam vai se distanciar o suficiente para que se caracterize de fato o início já do segundo turno, tal como diz Duda.
Não há, como é óbvio, elementos por ora para dissolver essa dúvida. Mas suspeito que, no QG de Serra, já se trabalhe com a idéia de não deixar Duda e Lula sossegados, como se fossem um time já classificado para a fase final do campeonato e que se retira para o descanso em um hotel-fazenda enquanto seus rivais se matam para obter a classificação.
O vencedor do mata-mata chegaria esfalfado à batalha final, a que realmente decide. Duda parece contar com isso. Mas pode acontecer que o sobrevivente chegue bem treinado e pegue um rival com pouco ritmo de jogo, como se diz no futebol.



Texto Anterior: Editoriais: AMEAÇA À DEMOCRACIA

Próximo Texto: Brasília - Fernendo Rodrigues: Os problemas de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.