São Paulo, sábado, 31 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Os problemas de Lula

BRASÍLIA - Apesar de a sucessão presidencial estar indefinida, alguns falsos axiomas são repetidos como verdades absolutas. Um deles: o suposto favoritismo do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Reza a lenda atual que Lula nunca esteve tão perto de ganhar a Presidência da República. Seu programa de TV nunca foi tão profissional e bem feito como agora. Seu eventual adversário no segundo turno será (Ciro ou Serra) alguém que chegará machucado e exausto por causa da disputa atual -algo que não acontecerá com o petista, poupado de ataques pelos concorrentes.
Todos os itens anteriores são verdadeiros. Mas é um erro concluir que, portanto, Lula entrará no segundo turno para vencer de goleada.
Esta será a quarta eleição presidencial do petista. Disputou o primeiro e o segundo turnos de 89. Foi derrotado em 94 e 98 por FHC. Agora, aparentemente, sairá do primeiro turno na frente. Entrará então na sexta tentativa para chegar ao Planalto.
Mesmo após tantas disputas, Lula continua com a rejeição altíssima -na casa dos 30% (no Datafolha, teve 33% na metade deste mês).
No segundo turno, Lula buscará votos só de 7 em cada 10 eleitores. Três não querem ouvir seu nome -mesmo ele estando embonecado pelas habilidades, inegáveis, do publicitário Duda Mendonça.
Entre os prováveis adversários do petista, Serra está em pior situação. Tinha 28% de rejeição, mas antes do horário eleitoral e de ele voltar a crescer. Ciro registrava 17%.
Nada indica que Serra e Ciro, por mais desgastados que estejam, entrarão no segundo turno para perder. Muito pelo contrário. É possível que o escolhido para enfrentar Lula fique revigorado pela disputa.
Em resumo, a vitória de Lula não é impossível. Mas está muito menos garantida do que se imagina ao levar em conta apenas o senso comum sobre esta sucessão.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O segundo no primeiro
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Fim de governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.