São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Foi o PT que fez

SÃO PAULO - A pesquisa Datafolha sobre a imagem que os eleitores têm dos seus candidatos a prefeito em São Paulo traz uma grande novidade: Marta Suplicy está herdando qualidades atribuídas antes a Paulo Maluf. Comparado com o levantamento anterior, feito no final de junho, este que o jornal publica hoje mostra que o ex-prefeito vai minguando na mesma medida em que a prefeita vai despontando: o mais experiente, o mais realizador, o mais inteligente, o mais corajoso, o mais moderno e inovador -nestes e em vários outros itens, Marta "rouba" os pontos de Maluf. O tucano José Serra pouco se move entre uma pesquisa e outra.
O que o Datafolha traduz em números e mostra em bases objetivas são os efeitos da propaganda de Duda Mendonça, o marqueteiro que elegeu Maluf em 1992 e agora trabalha pela reeleição de Marta. O mesmo homem que em 1996 levou à TV as maquetes do Fura-Fila na campanha de Celso Pitta hoje exibe no horário gratuito as maquetes do CEU Saúde prometido pelo PT. A estrutura dos programas é idêntica.
Talvez fosse o caso de falar -aqui sim- em herança maldita. Este monstro mutante -Martuf?- que a pesquisa captura em movimento não é senão um elemento a mais da verdadeira e maior mutação: a do PT.
É a primeira vez que o partido participa de uma eleição na condição de poder econômico e político do país. Não são apenas os chamados sinais exteriores de riqueza da campanha petista que impressionam. São, além disso, os modos de novo-rico do alto petismo. Repare, por exemplo, no jargão de um José Genoino. O presidente do PT converteu-se numa mistura caricata de businessman com o Roberto Jefferson da era Collor.
Deve-se ao repórter Rubens Valente a revelação, anteontem nesta Folha, de que empreiteiras que construíram os CEUs de Marta doaram ao PT entre 2002 e 2003 algo em torno de R$ 2,5 milhões. É tudo legal, diz Delúbio Soares. Sim, é tudo legal, mas e daí?


Texto Anterior: Editoriais: O TERROR ATACA

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: A ferida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.