Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Exploração em 2012 será a menor já registrada

DO RIO

A falta de leilões de blocos de petróleo e gás natural pelo governo poderá fazer com que o Brasil registre em 2012 a menor área em exploração da sua história, de 100 mil quilômetros quadrados, já que algumas áreas vêm sendo devolvidas e nenhuma nova entrará no lugar.

O alerta foi feito pelo assistente de gabinete da presidência da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Luis Eduardo Duque Dutra.

"É fundamental que se realize a 11ª rodada (de licitações de blocos de petróleo). Estamos há três anos sem licitação", disse.

A ANP espera uma ordem da presidente Dilma Rousseff para a realização do leilão, que será restrito a áreas do pós-sal na margem equatorial brasileira.

O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, João Carlos de Luca, vê ameaça à permanência de algumas empresas no país se a 11ª rodada não for realizada em 2012.

"Não vemos motivo para postergação. Existem áreas fora do pré-sal, mas a discussão dos royalties ajudou a paralisar o processo", afirmou.

Segundo ele, pelo alto valor das operações, as empresas precisam de garantias de que terão mais áreas para explorar e ganhar escala, reduzindo assim o custo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.