Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para 'agilizar', Peluso pede a relator autos do mensalão

Presidente do STF quer que ministros leiam processo para evitar prescrição

Decisão ocorre depois de membro do tribunal dizer que o julgamento do caso pode ser ir ao plenário só em 2013

FELIPE SELIGMAN
ANDRÉIA SADI
DE BRASÍLIA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, enviou ontem ofício ao colega Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, pedindo que ele disponibilize a íntegra dos autos a todos os ministros para agilizar a apreciação do caso e evitar a prescrição de penas dos réus.

O pedido ocorreu após Ricardo Lewandowski, ministro responsável pela revisão do processo, afirmar à Folha que crimes imputados aos acusados irão prescrever.

Todos os ministros podem, a qualquer momento, solicitar acesso a qualquer processo que corre no tribunal. Assim, o ofício de Peluso é mais uma sinalização para a necessidade de que o caso deve ser analisado rapidamente.

No ofício, o presidente do Supremo pede ao colega da corte que disponibilize os autos em meio eletrônico para facilitar "o árduo trabalho de elaboração dos votos", além de evitar os "riscos inerentes à delonga do processo".

Barbosa está fora do país. Ele tirou licença médica e realiza, durante esta semana, exames nos EUA, segundo a assessoria do Supremo. Barbosa sofre de um problema crônico nas costas.

Na entrevista, Lewandowski sinalizou que o caso poderá ser julgado apenas em 2013. Segundo a Folha apurou, o próprio Planalto já avalia que o julgamento do mensalão ficará mesmo para 2013.

A possibilidade, segundo interlocutores do governo, agrada porque caso o processo seja julgado em 2012, a pauta deverá contaminar o processo eleitoral municipal.

O esquema do mensalão foi revelado em junho de 2005 pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB) em entrevista à Folha. Ontem Jefferson elogiou a declaração de Lewandowski dizendo que ele "não joga para a galera".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.