Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Questão agrária

Presidente da Comissão Pastoral da Terra morre aos 74 vítima de câncer

DE SÃO PAULO - O presidente da CPT (Comissão Pastoral da Terra), Ladislau Biernaski, morreu na manhã de ontem em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba).

Bispo do município paranaense, Biernaski foi vítima de falência múltipla de órgãos, aos 74 anos, em decorrência de infecção generalizada causada por um câncer.

O tumor havia sido descoberto há cerca de três meses.

Ele passava por tratamento desde então, mas seu estado de saúde se agravou há 15 dias, segundo o padre Alcione José de Andrade, chanceler da Cúria de São José dos Pinhais.

Ele estava internado no Hospital Erasto Gaartner.

Biernaski presidia a comissão desde 2009 e liderou outras ações sociais ligadas à Igreja Católica, como a Pastoral Carcerária e a Pastoral do Menor.

O professor Jelson Oliveira, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná, disse que ele também integrou uma equipe de mediação de conflitos agrários durante a administração do governador Jaime Lerner (1995-2002).

Segundo o coordenador nacional da CPT, Dirceu Fumagalli, Biernaski participou de "movimentos cruciais" para a resolução de conflitos.

"Como filho de camponeses poloneses, ele sempre teve uma relação muito forte com a terra, não só teórica", afirmou o coordenador.

O corpo será enterrado às 9h de amanhã, na catedral de São José dos Pinhais, em cerimônia presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.