Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Advogados de acusados assistem a sessão secreta

Permissão dá origem a bate-boca na CPI

DE BRASÍLIA

O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), autorizou a presença em sessões secretas de advogados dos principais suspeitos no caso.

A prática já havia ocorrido na terça-feira, mas só veio a público ontem, quando foi ouvido o delegado Matheus Mela, que comandou a Operação Monte Carlo da PF.

A decisão não havia sido informada aos demais integrantes da CPI. Até ontem à tarde, sabia-se que as sessões podiam ser acompanhadas apenas por parlamentares e técnicos da comissão e dos gabinetes dos congressistas.

A presença dos advogados foi descoberta casualmente e causou bate-boca na comissão. Vital do Rêgo chegou a se desculpar por não ter avisado os colegas.

O comando da CPI procurou justificar a autorização para a presença dos advogados. "Eles têm o direito de acessar os atos processuais", afirmou o relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG).

"O presidente já pediu desculpa, mas não é uma questão de desculpa, ele não cometeu nenhuma ilegalidade. É direito das pessoas investigadas acompanhar os atos da investigação", disse.

A presença dos advogados causou uma confusão de 40 minutos na comissão.

(RUBENS VALENTE, JOSÉ ERNESTO CREDENDIO, ANDREZA MATAIS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.