Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Na TV, Lula e Dilma aparecem pela 1ª vez ao lado de Haddad

Coordenação da campanha petista trabalha para realizar aparição conjunta dos três, caso Dilma venha a SP na sexta

Em evento com o pré-candidato, Mercadante elogiou sua gestão na Educação e contestou críticas ligadas ao Enem

Divulgação PT
O ex-presidente Lula estrela propaganda do PT para alavancar candidatura de Fernando Haddad
O ex-presidente Lula estrela propaganda do PT para alavancar candidatura de Fernando Haddad

DE SÃO PAULO

Pela primeira vez no ano eleitoral, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff apareceram ontem na TV ao lado do pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

A coordenação da campanha petista já trabalha para realizar a primeira aparição conjunta do trio em São Paulo ainda nesta semana, caso a presidente confirme uma viagem à cidade na sexta.

Os três devem visitar a exposição "Guerra e Paz", de Candido Portinari, no Memorial da América Latina. Lula e Haddad visitariam o local ontem, mas a atividade foi adiada pela tentativa de incluir Dilma no roteiro.

Nas propagandas de 30 segundos que começaram a ser exibidas ontem na TV, o trio tenta fixar o discurso de que o partido representa o "novo" nas eleições deste ano. Este tem sido o mote petista para se contrapor a José Serra (PSDB) na disputa paulistana.

Apresentado como presidente de honra do PT, Lula abriu a inserção afirmando que o lançamento do Bolsa Família surpreendeu o mundo "com algo novo". Na sequência, Dilma emendou a fala apontando o programa Brasil Sem Miséria como "uma atitude nova".

Segundos depois, Haddad surgiu na tela dizendo que a criação do Prouni, programa que distribui bolsas a universitários de baixa renda, "é fazer o futuro, é fazer o novo".

Dirigida pelo marqueteiro João Santana, que fará a campanha de Haddad, a inserção termina com um dueto entre o ex-presidente e Dilma, com falas intercaladas, reforçando o slogan: "O PT veio para mudar, inovar e renovar o Brasil". Em outra peça, apenas Lula e Haddad intercalam falas. A propaganda seguiu a mesma linha no rádio.

A TV Globo não exibiu as inserções por afirmar que a documentação do partido solicitando a veiculação das peças foi entregue com atraso.

Ontem, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou um pedido feito pelo Diretório Nacional do partido para que a emissora fosse obrigada a exibir as propagandas.

O PT alegou "motivo excepcional" para encaminhar o plano de mídia sem respeitar o prazo legal de 15 dias.

Ao recusar o pedido, o ministro Arnaldo Versiani disse que "não há controvérsia de que houve uma falha no âmbito do próprio diretório".

As inserções voltarão a ser exibidas nos dias 17, 19 e 22.

O programa de dez minutos a que o PT teria direito foi cassado pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada em 2010.

ENEM

Ontem, em evento com Haddad em São Bernardo do Campo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, contestou as críticas ao pré-candidato por falhas no Enem, o exame do ensino médio.

"Apesar do tamanho do Brasil, não tivemos problemas de logística. O Senado foi fazer uma prova para 10 mil pessoas, trocou caderno, teve que anular a prova. E depois vi um monte de senador reclamando do Entem", afirmou, em discurso a secretários municipais de Educação.

No evento, Haddad foi apresentado por seu sucessor como "um dos melhores ministros da Educação" da história do Brasil. Mercadante disse ainda que o "carinho" recebido por Haddad por sua passagem pelo ministério "vai alimentar tarefas importantes" que ele vai ter "pela frente na vida pública".

Na chegada, Haddad desviou de um protesto de professores da rede municipal contra o prefeito petista Luiz Marinho, anfitrião do encontro. (silvio navarro e paulo gama)

Colaborou FELIPE SELIGMAN, de Braília

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.